quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Johann Christian Bach – o “Bach Inglês”

No dia 1 de Janeiro de 1782, morreu Johann Christian Bach, o 11º filho, o mais novo, de Johann Sebastian Bach com Anna Magdalena Wülken. Tinha nascido em Leipzig, Alemanha, a 5 de Setembro de 1735.


Viveu grande parte da sua vida na Inglaterra, motivo pelo qual ficou conhecido como "Bach Londrino" ou “Bach Inglês”. Começou a estudar música com o pai. Acredita-se que o Livro II de “O Cravo Bem Temperado”, famosa composição de Johann Sebastian Bach, tenha sido escrito para ser utilizado na instrução de Christian Bach. Em 1754, foi para Itália estudar contraponto e, de 1760 a 1762, trabalhou como organista na catedral de Milão.
Johann Christian Bach foi contratado pelo Teatro Regio em Turim, para compor uma ópera séria, Artaserse, que estreou em 1760. A apresentação foi um enorme sucesso: teatros de Veneza e de Londres fizeram ofertas para que compusesse outros trabalhos. Johann aceitou a oferta de Londres e, em 1762, partiu para a Inglaterra, onde passou o resto da sua vida. Durante vinte anos, foi o músico mais popular da Inglaterra.
Em 1764, fez amizade com o jovem Wolfgang Amadeus Mozart, que estava de visita a Londres. Os especialistas afirmam, com frequência, que Mozart foi fortemente influenciado por Johann Christian. No primeiro dia de 1782, morreu pobre e foi enterrado numa sepultura para indigentes, não identificada, na Igreja St. Pancras Old. Até o nome foi mal escrito no registo do enterro. Escreveram Back, em vez de Bach.
Abertura da ópera “La Giulia”, de Johann Christian Bach
The Hanover Band
Maestro: Anthony Halstead

Sem comentários:

Enviar um comentário