domingo, 30 de março de 2014

Pietro Antonio Locatelli - Compositor e violinista italiano

No dia 30 de Março de 1764 faleceu, em Amesterdão, o compositor e violinista italiano Pietro Antonio Locatelli, do qual se diz que nunca tocou uma nota errada no violino, excepto uma vez em que o seu dedo mindinho ficou preso na ponte do instrumento. Tinha nascido a 3 de Setembro de 1695, em Bergamo, na Itália.


Considerado um menino-prodígio no violino, foi estudar para Roma, sob a direcção de Arcangelo Corelli. A maioria das suas obras foi escrita para o violino, instrumento no qual o compositor era virtuoso. A sua obra mais importante é, provavelmente, “A Arte do violino”, publicada em Amesterdão em 1733. É uma colecção de doze concertos para violino que incorporam vinte e quatro caprichos, tecnicamente muito difíceis de tocar e que são inseridos no 1º e último andamento dos concertos, como uma espécie de cadência.
As primeiras obras de Locatelli mostram influência de Arcangelo Corelli, enquanto as últimas estão mais próximas de Vivaldi. Sabe-se pouco acerca das actividades deste compositor, excepto o facto de ser ter fixado em Amesterdão, em 1729, onde veio a falecer. Para além das obras destinadas ao violino, deixou para a posteridade, sonatas para trio, concertos grossos, uma sonata para violoncelo e uma série de sonatas para flauta.
Concerto para violino, op. 3, nº 12, de Locatelli

Sem comentários:

Enviar um comentário