terça-feira, 17 de junho de 2014

Igor Stravinsky – Compositor russo

No dia 17 de Junho de 1882 nasceu, em Oranienbaum, o compositor russo Igor Stravinsky, que foi considerado pela revista “Time” uma das cem pessoas mais influentes do séc. XX.


Filho de um cantor da ópera imperial de São Petersburgo, aos vinte anos estudou com o compositor Rimsky-Korsakov. Em 1910, compôs o ballet Pássaro de Fogo – o primeiro de uma série encomendada pelo Ballet Russo, e obteve imediato sucesso. A partir daí, outras obras para ballet lhe seriam solicitadas. Mas foi com a célebre “A Sagração da Primavera”, em 1913, que o seu nome entraria mesmo para a história da música universal. A apresentação da obra causou escândalo devido às dissonâncias, à assimetria e alternância de ritmos. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, mudou-se para a Suíça. De 1920 a 1939, Stravinsky viveu na França.
Na década de 1930, em menos de dois anos, perdeu a filha mais nova e a mulher, ambas vítimas de tuberculose. Pouco tempo depois, perdeu também a mãe. Desgostoso, buscou novos ares. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Stravinski foi viver para os Estados Unidos. Desembarcou no país em Setembro de 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1945. Em 1963, resolveu visitar a sua pátria e foi recebido com carinho pelos fãs e homenageado pelo governo soviético. O compositor continuou a trabalhar até aos oitenta anos.
Igor Stravinsky morreu, em Nova Iorque, no dia 6 de Abril de 1971.
Início do bailado “A Sagração da Primavera”, de Stravinsky
Companhia de Bailado de Pina Bausch

Sem comentários:

Enviar um comentário