sábado, 19 de abril de 2014

Murray Perahia - “O poeta do piano”

No dia 19 de Abril de 1947 nasceu, no Bronx, em Nova Iorque, o pianista americano Murray Perahia, que iniciou os seus estudos de piano aos quatro anos de idade.


Mais tarde, ingressou no Mannes College, graduando-se em direcção de orquestra e composição. Passava os verões em Marlboro, onde colaborou com músicos como Rudolph Serkin, Pablo Casals e os membros do Quarteto Budapeste.
Em 1972 venceu o Concurso Internacional de Piano de Leeds, recebendo numerosos convites para actuar em toda a Europa. No ano seguinte deu o seu primeiro concerto no Festival de Aldeburgh, onde conheceu e iniciou uma estreita colaboração com Benjamin Britten e Peter Pears, acompanhando este último em muitos recitais.
Alguns anos mais tarde, Perahia estabeleceria uma grande amizade com Vladimir Horowitz, cuja perspectiva e personalidade o inspiraram de forma decisiva. Em 1991, no auge da sua carreira, cortou o polegar direito, originando uma grave infecção que o obrigou a interromper a sua carreira durante alguns anos.
Em reconhecimento pelos seus destacados serviços em prol da música, Murray Perahia foi condecorado Cavaleiro Honorário da Ordem do Império Britânico, pela Rainha Isabel, em Março de 2004.
3º andamento da Sonata “Ao Luar”, de Beethoven
Piano: Murray Perahia

Sem comentários:

Enviar um comentário