terça-feira, 1 de abril de 2014

Ferruccio Busoni - Pianista, compositor, maestro, professor e musicólogo italiano

No dia 1 de Abril de 1866, nasceu em Empoli, na Toscânia, Itália, de um casal de músicos profissionais – uma pianista ítalo-germânica e um clarinetista italiano - o pianista, compositor, maestro, professor e musicólogo Ferruccio Busoni.

Menino-prodígio, fez a sua apresentação pública aos 7 anos, tocando piano com os pais. Dois anos depois tocou algumas das suas próprias composições em Viena, onde conheceu Liszt, Brahms e Anton Rubinstein.
O ano de 1890 terá sido o ano de decisivo lançamento de uma carreira notável como compositor. Ganhou o Concurso Anton Rubinstein e, no mesmo ano, passou a leccionar música e composição em Moscovo. Durante os quatro anos seguintes fez digressões pelos Estados Unidos, como pianista virtuoso. Depois, viveu, tocou e ensinou em Berlim, em Bolonha e na Suíça, país que escolheu como residência quando, durante a Guerra Mundial, se recusou a actuar em países que estivessem envolvidos na guerra.
Notável como pianista e como compositor, Busoni foi também ilustre professor e teórico da Música. A sua técnica pianística e filosofia musical influenciaram fortemente grandes pianistas como Claudio Arrau e compositores como Kurt Weil e Edgar Varèse. A sua obra musical e literária teve um importante papel na promoção da música contemporânea.
Ferruccio Busoni morreu, em Berlim, no dia 27 de Julho de 1924.

Toccata K.287, de Ferruccio Busoni
Piano: Claudius Tanski

Sem comentários:

Enviar um comentário