segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jeffrey Tate - Um médico que abandonou a carreira de medicina para se tornar maestro

No dia 28 de Abril de 1943 nasceu, em Salisbury, na Inglaterra, o maestro Jeffrey Tate, Comandante da Ordem do Império Britânico.


Ainda jovem, a família mudou-se para Farnham, onde frequentou a escola primária. Estudou medicina no Christ’s College, em Cambridge, de 1961 a 1964, especializando-se em cirurgia ocular. Depois, exerceu medicina no Hospital de S. Tomás, em Londres.
Abandonou a carreira médica para estudar música no Centro de Ópera de Londres. Estreou-se, como maestro, no Metropolitan Opera de Nova Iorque, em 1979. Em 1985, foi nomeado maestro principal da Orquestra de Câmara Inglesa e, a partir de 2005, desempenhou o cargo de director musical do Teatro San Carlo de Nápoles.
Sob a tutela de Sir Georg Solti, Jeffrey Tate trabalhou na Royal Opera House, Covent Garden, em Londres e, em Setembro de 1986, foi nomeado maestro principal, sendo a primeira pessoa a ocupar esse cargo. De 1991 a 1995 foi maestro principal da Orquestra Filarmónica de Roterdão.
Jeffrey Tate nasceu com espinha bífida, e tem sido presidente da organização caritativa de espinha bífida do Reino Unido, desde 1989. Em Outubro de 2007, a Orquestra Sinfónica de Hamburgo anunciou que Jeffrey Tate seria o próximo maestro principal daquela orquestra, a partir da Primavera de 2008.
4º andamento da Sinfonia nº 41 “Jupiter”, de Mozart
Orquestra de Câmara Inglesa
Maestro: Jeffrey Tate

Sem comentários:

Enviar um comentário