quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Anton Rubinstein - Pianista, compositor e maestro russo

No dia 28 de Novembro de 1829, nasceu, em Vikhvatinets, o pianista, compositor e maestro russo Anton Rubinstein.


No piano, foi visto como um rival de Liszt, graças ao seu extraordinário virtuosismo. O seu enorme talento não agradava a todos, como quase sempre sucede. Mas têm reconhecimento unânime a sua obra musical e o trabalho que desenvolveu em prol da música.
Nascido numa família judaica, aprendeu a tocar piano muito cedo. Em Berlim, estudou composição e teoria musical com Siegfried Dehn. Depois, foi para Viena, onde ensinou por pouco tempo, antes de voltar à Rússia, em 1848, onde trabalhou como músico da cunhada do Czar.
Rubinstein estabeleceu-se em São Petersburgo e iniciou uma tournée como pianista, em meados de 1850. Crítico do movimento nacionalista russo, cujo rosto mais visível foi o grupo dos Cinco, fundou a Sociedade Musical Russa, em 1859, e o Conservatório de S. Petersburgo (a primeira escola de música na Rússia), em 1862, para "combater o amadorismo desse movimento nacionalista"… Até 1867, foi director e professor do Conservatório, período durante o qual teve Tchaikovsky como aluno.
Durante quase toda a vida, Rubinstein sentiu-se um pouco deslocado. Nascido na República da Moldávia, de pais judeus, Anton Rubinstein cresceu numa família em que se falava judaico, russo e alemão e em que muitos dos membros judeus se converteram ao cristianismo russo. Por isso, quando os músicos da escola nacionalista criticaram asperamente a sua música, escreveu um dia este desabafo: “Os Russos chamam-me alemão, os alemães chamam-me russo, os judeus chamam-me cristão e os cristãos, judeu. Os pianistas chamam-me compositor e os compositores chamam-me pianista. Os clássicos vêem-me como futurista e os futuristas chamam-me reaccionário. Concluo que não sou carne nem peixe – um desgraçado indivíduo.”
Anton Rubinstein faleceu no dia 20 de Novembro de 1894, em Peterhof, na Rússia, depois de ter sofrido de uma doença do coração durante algum tempo.
Melodia em fá maior, de Anton Rubinstein
Piano: Shura Cherkassky

Sem comentários:

Enviar um comentário