sábado, 2 de novembro de 2013

EU, EDP, SOU HONRADA

A propósito dos cortes de electricidade que a EDP levou a cabo num bairro do Porto, sem se importar, minimamente, com as condições de vida daquela gente, nem com os velhos ou as crianças que vivem naqueles prédios, nem se a electricidade seria ou não imprescindível à sobrevivência de algumas pessoas, lembrei-me que, muitas vezes (ainda hoje aconteceu), a EDP corta-me a luz, mesmo sendo eu uma pessoa que tem a sorte de não ter nenhuma factura em atraso, embora considere um autêntico roubo as tarifas a que sou sujeito.
E veio-me à ideia a pergunta:
Quando V. Excias. me cortam a luz, o que é que eu vos posso cortar?
A este propósito, Eça de Queiroz escreveu uma carta ao Presidente da Companhia das Águas, da qual transcrevo um excerto:

"...
Se eu não pagar, V. Ex.ª faz isto: corta-me a canalização. Quando V. Ex.ª não fornecer, o que hei-de eu de fazer, Exmo. Senhor? É evidente que, para que o nosso contrato não seja inteiramente leonino, eu preciso no caso análogo àquele em que V. Ex.ª me cortaria a mim a canalização, de cortar alguma coisa a V.Ex.ª... Oh! E hei-de cortar-lha!...
...
Rogo-lhe, Exmo. Senhor, a especial fineza de me dizer imediatamente, peremptoriamente, sem evasivas, nem tergiversações, qual é a coisa que, no mais santo uso do meu pleno direito, eu posso cortar a V. Ex.ª.
Tenho a honra de ser,De V. Ex.ª Com muita consideração e com umas tesouras,
Eça de Queiroz"

Eu, EDP, sou honrada

Eu, EDP, cobro as minhas dívidas. Por isso, na mesma altura em que anuncio 792 milhões de lucro não hesito a continuar a cobrar de um estado endividado todas as rendas que contratei com os meus amigos no governo. Nem hesito em cortar a energia a todos os cidadãos que não podem pagá-la, independentemente das condições familiares que enfrentem. Sim porque eu EDP sou honrada e por isso sou entrevistada com frequência na televisão e na rádio dando opinião sobre tudo o que me interessa. Até porque financio activamente alguns meios de comunicação social. Por isso as minhas opiniões são ouvidas. E por isso tenho acesso directo aos governantes e posso interferir directamente nas políticas que me afectam. Posso inclusive despedir governantes que não me servem e contratar outros que me interessem mais. E que fique bem claro: se me afrontarem, eu EDP, eu que já fui uma empresa pública antes de ter sido vendida a importantes grupos empresariais e financeiros, eu que fixo os salários dos meus gestores como quero e bem entendo, eu que contratei ex-governantes influentes (Mexia, Catroga) e lhes pago principescamente (Mexia,Catroga), eu EDP não hesitarei em subir os preços da electricidade de todos os que se atreverem a colocar os meus interesses em causa. Sim, eu EDP, sou honrada. E como é fácil ser honrada sendo como eu, EDP!

Não seria honrado cortar a luz à EDP?

Sem comentários:

Enviar um comentário