quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Rhapsody in Blue, de George Gershwin

No dia 12 de Fevereiro de 1924 estreou-se, no Aeolian Hall, em Nova Iorque, a obra mais conhecida do compositor americano George Gershwin: Rhapsody in Blue.


Gershwin acabou de compor Rhapsody in Blue no dia 7 de Janeiro de 1924. É uma obra que combina elementos de música clássica e do jazz. Foi composta a convite do maestro Paul Whiteman. O compositor hesitou muito na composição desta obra devido à polémica que o seu estilo, misturando elementos de jazz e música erudita, já vinha causando desde o seu primeiro sucesso, a canção Swanee, interpretada por Al Jonson no musical Sinbad. Mas, apesar dos receios, aceitou a tarefa. As discussões em torno da obra só seriam superadas pelas da ópera Porgy and Bess onde o autor aborda temas raciais de forma radical para a época.
Na primeira apresentação pública de Rhapsody in Blue, a 12 de Fevereiro de 1924, estavam presentes, na audiência, nomes como Stravinsky, Rachmaninov e Leopold Stokowski. O evento foi um sucesso, causando forte impacto no público, nos músicos e na crítica. Com o próprio Gershwin ao piano, como solista, a interpretação de "Rhapsody in Blue" encantou a plateia e, a partir desse dia, Gershwin ganhou maior dimensão pela capacidade de criar obras extensas de conteúdo importante. Foi a sua consagração definitiva.

Rhapsody in Blue, de George Gershwin

Pianista e maestro: Leonard Bernstein

Sem comentários:

Enviar um comentário