sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ópera “Aida”, de Giuseppe Verdi

No dia 31 de Janeiro de 1877 realizou-se, na Sala Beauveau do Grande Teatro de Marselha, a primeira apresentação da ópera Aida, de Verdi.

Em Novembro de 1869, o vice-rei do Egipto pediu a Giuseppe Verdi que escrevesse um hino para a inauguração do Canal de Suez. Inicialmente, o compositor recusou a proposta, replicando que não era habitual escrever música de circunstância. Mas, perante muita insistência por parte do governo egípcio, Verdi, finalmente, acedeu. A obra, porém, não foi acabada a tempo da inauguração, tendo sido substituída, à última hora, por outra ópera de Verdi. A Aida só seria concluída dois anos mais tarde, em 1871.
A acção da ópera Aida passa-se no Egipto antigo. Com quatro actos e libreto de Antonio Ghislazoni, teve estreia mundial na Casa da Ópera, no Cairo, a 24 Dezembro de 1871, sob a direcção de Giovanni Bottesini. Verdi não esteve presente na estreia, mas ganhou o prestigioso título de Comendador da Ordem Ottomano. No dia 8 de Fevereiro do ano seguinte realiza-se a estreia no Teatro alla Scala de Milão, sob a direcção de Franco Faccio. Em Nova Iorque estreou-se a 26 de Novembro de 1873.

Marcha Triunfal da ópera “Aida”, de Verdi
Orquestra Estatal de Lund
Maestro: Roger Andersson

Sem comentários:

Enviar um comentário