sexta-feira, 30 de maio de 2014

Benny Goodman – Clarinetista e compositor americano

No dia 30 de Maio de 1909, nasceu, em Chicago, filho de imigrantes judeus, o clarinetista e compositor americano Benny Goodman.

Influenciado por clarinetistas de Nova Orleães que tocavam em Chicago, aprendeu a tocar clarinete na infância e começou cedo a tocar como profissional.
A Benny Goodman se deveu a difusão do swing entre jovens brancos. Além disso, deu um passo importante na integração racial nos Estados Unidos, ao quebrar a regra de músicos brancos e negros não tocarem juntos, no início da década de 1930.
Mas a música de Goodman não se confinou ao mundo do jazz: tocou e gravou com clássicos como Bella Bartok, que, inclusivamente, escreveu composições para ele, e foi o primeiro músico de jazz a tocar no distinto Carnegie Hall, em Nova Iorque.
No final da vida, Benny Goodman tinha recebido os mais importantes galardões das academias musicais americanas, aos quais acrescentou doutoramentos honoris causa que lhe foram conferidos por universidades tão importantes como as de Harvard, Hartford, Brandeis ou Columbia.
Morreu em Nova Iorque no dia 13 de Junho de 1986.


1º andamento do Concerto em lá maior, para clarinete, de Mozart
Clarinete: Benny Goodman
Orquestra Sinfónica de Boston
Maestro: Charles Munch

Sem comentários:

Enviar um comentário