quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Rita Streich – Soprano alemã

No dia 18 de Dezembro de 1920 nasceu em Barnaul, na Rússia, a soprano alemã Rita Streich.


Durante a infância mudou-se, com os seus pais, para a Alemanha, onde cresceu a falar duas línguas (o russo e o alemão), algo que lhe foi extremamente útil durante a sua carreira de soprano. Por exemplo, interpretou as obras de Rimsky-Korsakov, no original, em russo, sem o mínimo de sotaque.
Rita Streich estreou-se como cantora de ópera durante a segunda guerra mundial, no Stadttheater de Ústí nad Labem, na Boémia, no papel de Zerbinetta, da ópera 'Ariadne auf Naxos' de Richard Strauss. Três anos depois conseguiu o primeiro contracto na Staatsoper Unter den Linden, em Berlim, onde permaneceu até 1952. Nesse ano foi para Bayreuth, no ano seguinte para Viena e, em 1954, para Salzburgo. Seguiram-se actuações no La Scala, de Milão e no Covent Garden, em Londres.
No filme de 2007 “Bean em férias” Rowan Atkinson canta a ária "O mio babbino caro" de Puccini. Na realidade a voz que se ouve é a de Rita Streich, na sua famosa gravação com a Orquestra da Ópera de Berlim, dirigida por Reinhard Peters.
Rita Streich morreu no dia 20 de Março de 1987, em Viena.
Ária "O mio babbino caro", da ópera “Gianni Schicchi”, de Puccini
Soprano: Rita Streich

Sem comentários:

Enviar um comentário