domingo, 8 de dezembro de 2013

John Lennon – Cantor pela paz

No dia 8 de Dezembro de 1980, foi assassinado um grande senhor da música e, também, um grande poeta. John Lennon tinha 40 anos e ainda muito para nos oferecer.

Há pessoas que nos marcam para sempre. E, hoje, recordando o aniversário da morte de John Lennon, lembrei-me que também há acontecimentos que nunca esquecem.
Nesse dia 8 de Dezembro de 1980, por volta das 11 da noite, os noticiários das televisões e rádios não falavam de outra coisa a não ser o assassinato de John Lennon.
Vivia eu, nessa altura, a cerca de 20 minutos do apartamento de John e Yoko, na parte oeste do Parque Central, de Nova Iorque. Ao ouvir a notícia, peguei no carro e, juntamente com a minha mulher e uma amiga, dirigi-me para Nova Iorque. Ao chegar em frente do prédio onde John Lennon vivera, deparei-me com um cenário que nunca esquecerei na vida: milhares de pessoas, com velas acesas, entoando “Give peace a chance”. John Lennon tinha composto este tema durante a guerra do Vietname. A canção tornou-se um hino nas várias campanhas que John promoveu contra a guerra. Utilizava-a nos célebres “Bed-ins”, que eram conferências de imprensa em que John e Yoko, ambos numa cama de hotel, se manifestavam contra a guerra do Vietname e a favor da paz mundial.
A multidão manteve-se, durante horas, pela noite dentro, em frente ao Prédio Dakota, na Rua 72, de Manhattan, sempre com velas acesas e a cantar “Give peace a chance”. Muita gente chorava. Iam-se fazendo e distribuindo cartazes com a palavra “Peace” e faixas com o nome da canção. A polícia de Nova Iorque montou barricadas, que ninguém tentou ultrapassar. Era uma noite de paz e pela paz.
Foi este um dos momentos que mais marcou a minha vida. Faz hoje 33 anos.
All we are saying is give peace a chance” - uma canção que fala sobre a paz e que, infelizmente, continua actual.
Give peace a chance, de John Lennon
Plastic Ono Band

Sem comentários:

Enviar um comentário